sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Jovem se apaixonou pelo ‘homem errado’ e acabou morta ‘por honra’



Mundo - A jovem Saima Bibi, de 17 anos, teria sido morta eletrocutada pela própria família, em Bahawalpur, no Paquistão, por amar um "homem errado", ou melhor, um rapaz não aprovado por seus parentes, de acordo com a polícia local.

"Há sinais de tortura e queimaduras em seu pescoço, suas costas e suas mãos, provavelmente causadas por eletrocussão (choque elétrico)", declarou o policial Zahoor Rabbani.

O caso de Saima parece com a chamada "morte por honra", comum em áreas rurais do Paquistão, onde casar sem permissão dos parentes homens é considerado ofensa grave à família.

O primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Raza Gilanim, lamentou o fato e ordenou que a polícia faça um relatório sobre a morte imediatamente.

Comissão de Direitos Humanos independente do país revelou, em relatório recente, que ao menos 650 mulheres foram executadas dessa forma em 2009. (Meia Hora On Line)

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

TORTURA POLICIAL


Um vídeo está revoltando os internautas da Costa do Marfim por mostrar policiais militares batendo nos prisioneiros do presídio “Maison d'Arrêt et de Correction” (conhecido pela sigla MACA). Segundo a pessoa que postou o vídeo, os prisioneiros seriam partidários do oposicionista Alassane Ouattara [en]. Desde o início da crise política na Costa do Marfim, dezenas de pessoas foram presas em Abidjan e encarceradas em MACA devido a opiniões políticas divergentes.

Assista o video : CENAS FORTES

http://www.youtube.com/watch?v=SK5PX_-a7kI&feature=player_embedded&has_verified=1

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Colonização - I


Os espanhóis, com seus cavalos, suas espadas e lanças começaram a praticar crueldades estranhas; entravam nas vilas, burgos e aldeias, não poupando nem as crianças e os homens velhos, nem as mulheres grávidas e parturientes e lhes abriam o ventre e as abriam em pedaços como se estivessem golpeando cordeiros fechados em seu redil. Faziam apostas sobre quem, de um só golpe de espada, fenderia e abriria um homem pela metade, ou quem, mais habilmente e mais destramente de um só golpe lhe cortaria a cabeça, ou ainda sobre quem abriria melhor as entranhas de um homem de um só golpe. Arrancavam os filhos dos seios das mães e lhes esfregavam a cabeça contra os rochedos enquanto que outros os lançavam a água dos córregos rindo e caçoando, e quando estava na água gritavam: MOVE-TE CORPO DE TAL? Outros mais furiosos passavam mães e filhos a fio de espada. Faziam certas forcas longas e baixas, de modo que os pés tocavam quase a terra, um para cada treze, em honra e reverencia de nosso senhor e de seus doze apóstolos e deitando-lhes fogo queimavam vivos todos os que ali estavam presos. Outros a quem quiseram deixar vivos, cortaram-lhe as duas mãos e assim os deixavam; dessa maneira procediam comumente com os nobres e os senhores; faziam certos gradis sobre garfos com um pequeno fogo por baixo a fim de que, lentamente, dando gritos e em tormentos infinitos, rendessem o espírito ao criador.

Eu vi as coisas acima referidas e um número infinito de outras; e pois que os que podiam fugir ocultavam-se nas montanhas a fim de escapar a esses homens desumanos, despojados de qualquer piedade, ensinavam cães a fazer em pedaços um índio a primeira vista. Esses cães faziam grandes matanças e como por vezes os índios matavam algum, os espanhóis fizeram uma lei entre eles, segundo a qual por um espanhol morto faziam morrer cem índios.(Brevíssima relação da destruição das Índias, Frei Bartolomé de las Casas, 1552)